15 de março de 2011

Tirando alguma dúvidas sobre calvície


Domingo, 13 de março de 2011, 14h03 

Nem tudo o que se fala sobre calvície é real


Clarissa Mello
Colocar anticoncepcional dentro do xampu acelera o crescimento dos fios? Homem só fica careca depois dos 30? Quando o assunto é calvície, o que não faltam são simpatias sobre como se livrar do problema. É bom ficar atento: antes de testar poções milagrosas na esperança de salvar os fios que restam, saiba que muito do que se fala sobre o tema não passa de mito. Mas não precisa se descabelar: a calvície tem tratamento. Basta seguir as orientações comprovadas cientificamente.
Segundo o especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Celso Sodré, a primeira informação que se deve ter em mente é que nem toda queda de cabelo é calvície. O problema, que atinge cerca de 50% da população masculina até os 50 anos, caracteriza-se pela miniaturização do fio. "Quando cai um fio, o que nasce no lugar é mais fino e curto. Com o tempo, ele vira uma miniatura e deixa de aparecer. A causa principal é a genética", explica Celso.
Boné e creme: sem culpa Dizer que usar bonés, gel e condicionador acelera o processo de perda é uma afirmação sem fundamento. "O gel e o condicionador atuam diretamente no pêlo, não penetram no couro cabeludo. Os produtos podem até ressecar os fios, mas não causam queda. Já o boné pode ser ruim para quem tem dermatite no couro cabeludo, porque aumenta a oleosidade. Mas não causa calvície", esclarece o especialista em medicina capilar Ademir Jr.
O profissional ressalta que quem sofre de calvície também não deve acreditar que, por conta do problema, tem mais testosterona - ou seja, é mais potente. "A perda de cabelo é provocada pelo hormônio DHT. Quem tem calvície produz mais a enzima 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona nesse hormônio. Isso não tem nada a ver com virilidade", diz.
Também não vale culpar a natação ou a escovação: o cabelo pode cair independentemente dessas atividades. "Quando o cabelo completa seu ciclo de vida, ele cai. Isso ocorre na escovação ou mais tarde, espontaneamente. Já o cloro resseca os fios, mas não deixa ninguém calvo", diz Ademir.
Na dúvida, procure um especialista. E se não tiver jeito, não se preocupe. Afinal, como diz a canção, "É dos carecas que elas gostam mais".
O Dia
© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate aAgência O Dia.

Espaço da Julie *sorridente*

Espaço da Julie *sorridente*
A cachorrinha mais fofa e linda do mundo,pelo menos no meu mundo!

Pula o tempo todo.

As vezes ela entra em pânico!rsrsrrsr

Ama um brinquedo!

Dorme de qualquer jeito.

Tem hora que não tá afim de tirar fotos!

Charmosa que só ela!

Eu não disse que ela era sapeca?

Ama uma sonequinha!!

Pesquisar este blog