16 de fevereiro de 2011

Ministério Infantil: Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças. Capítulo 08 INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA IGREJA-ATOS

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 08


INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA IGREJA-ATOS

Os quatro primeiros livros do Novo Testamento são Evangelhos por declararem as boas novas de Jesus Cristo. Eles contam como Jesus morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou para que os nossos pecados pudessem ser perdoados.


Onde o Livro de Atos se Encontra?

Você sabe encontrar os quatro Evangelhos no seu índice?Leias o nome deles Mateus, Marcos, Lucas e João. O livro seguinte é chamado de Atos dos Apóstolos. Ache o livro de Atos usando o seu índice.

Atos foi escrito por Lucas – o mesmo Lucas que escreveu o Evangelho com o seu nome.Lucas era médico e viajou muito com o apóstolo Paulo.Como acontece com os demais livros da Bíblia,podemos confiar nas histórias contidas nele são verdadeiras.

Porque Atos?

Este livro é chamado de Atos dos apóstolos. Os apóstolos foram homens escolhidos por Deus para a missão especial de divulgar o Evangelho de Jesus Cristo. Alguns chamam este livro de Atos do Espírito Santo. Jesus havia prometido que depois da Sua partida, Ele enviaria o Espírito Santo para ensinar Seus seguidores (João 14:26).O Espírito Santo guiou os apóstolos a fundarem igrejas.Este livro é um livro de história.

Lucas registra nele os feitos dos apóstolos, capacitados pelo Espírito Santo, à medida que proclamavam o Evangelho e viam a igreja crescer.

O livro segue um plano claro. Seu versículo chave é Atos 1:8 (leia).Jesus ordenou aos Seus seguidores que levassem as boas novas a “Jerusalém” à “Judéia e Samaria”,e até “os confins da terra”.



As Boas Novas são Anunciadas em Jerusalém

Depois da Ascensão de Jesus entre nuvens, os discípulos voltaram a Jerusalém esperaram a chegada do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, eles ouviram um som como de vento impetuoso e viram línguas como de fogo em cima da cabeça de cada um deles. Todos os discípulos foram então cheios com o Espírito Santo.

Depois desse acontecimento, eles saíram pela cidade de Jerusalém e contaram as boas novas sobre Jesus Cristo a todos que encontravam. Embora houvesse ali muitos estrangeiros que falavam outras línguas, todos puderam compreender o que estava sendo dito. No dia em que Pedro pregou, cerca de três mil pessoas aceitaram as boas novas e foram salvas (2:41).E este foi apenas o começo.

Na primeira parte de livro de Atos, Pedro é o apóstolo mais mencionado. Ele e os outros apóstolos disseram aos judeus que Jesus, Aquele A Quem haviam crucificado, ressuscitou dos mortos. Ele era o Salvador prometido. As autoridades religiosas, indignadas, deram ordens para que eles não anunciassem mais as boas novas, os apóstolos se recusaram. Eles sabiam que só Jesus podia salvar o povo (4:12).

Quando os prenderam por pregar os evangelhos, foi perguntado aos apóstolos porque continuavam pregando apesar da proibição. Pedro e os outros apóstolos responderam: “Antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (5:29).Isto se aplica a você e também a mim!Não foi fácil, mas dia após dia, eles não pararam de anunciar as boas novas de que Jesus é o Salvador (5:42).



As Boas Novas Entram na Judéia e Samaria

As pessoas não só foram presas por pregar o Evangelho, como também algumas chegaram a ser mortas (cap7).Quando lemos como o povo apedrejou Estevão até a morte,somos apresentados ao segundo principal personagem do livro de Atos.Seu nome é Saulo.Saulo fez tudo o que pôde para prejudicar os seguidores de Jesus.

Com o aumento da perseguição, muitos que creram na mensagem dos apóstolos se dispersaram pelas regiões da Judéia e Samaria (8:1). Lucas nos diz que eles pregavam a Palavra de Deus (8:4) em todo o lugar a que se dirigiam. O Evangelho tinha sido levado primeiro a Jerusalém e agora estava penetrando na Judéia e Samaria.

Certo dia, quando Saulo viajava para Damasco a fim de perseguir outros crentes,ele teve um encontro inesperado com o Senhor Jesus (9:1-5).De repente,Saulo compreendeu quem era Jesus.Naquele encontro,Deus transformou Saulo,o perseguidor,em Paulo,o pregador.Paulo se tornou um dos mais dedicados de todos os apóstolos na igreja primitiva.A partir desse ponto,vemos o Evangelho sendo levado pelo restante do caminho – “até os confins da terra”(veja 1:8 novamente).

As Boas novas vão para os confins da terra

Até agora, o Evangelho só tinha sido pregado ao povo judeu. Mas, Deus enviou Seu Filho para ser o Salvador do mundo inteiro. Alguém tinha de transmiti-lo aos povos das outras nações – os gentios. Pedro foi o 1º a ir (cap10).

Paulo partiu também. Barnabé convidou Paulo para juntar-se a ele na Igreja de Antioquia, onde os seguidores de Jesus foram chamados cristãos pela primeira vez (11:26).Sob a orientação do Senhor,esta igreja enviou Paulo com Barnabé, na primeira das suas três viagens missionárias (caps.13 e 14).

Silas acompanhou Paulo na segunda viagem missionária (15:36 – 18:22).Durante a viagem e a pregação,muitas outras pessoas creram.Paulo e seus companheiros foram açoitados e presos.Mas,mesmo assim,as pessoas continuaram se convertendo ao Senhor (cap. 16).

N a sua 3ª viagem missionária (18:23 – 21:3),Paulo não só pregou o Evangelho como também fortaleceu os discípulos nas igrejas visitadas (18:23).

Quando Paulo voltou a Jerusalém, ele foi preso e levado diante de governadores e reis. Chegou até dizer a eles como podiam ser salvos. Orei Agripa quase foi persuadido, mas no final se recusou a crer (26:28).

Depois disso, Paulo foi levado a Roma, o centro do governo. Pessoas de todas as partes iam a Roma. Visto que foi permitido que Paulo ficasse numa casa com apenas um guarda (28:16),as pessoas podiam entrar e sair livremente.Todos os que visitavam ouviam a pregação das boas novas (28:31).

Dos sacrifícios do templo à adoração da igreja

A igreja primitiva havia obedecido à ordem de Jesus. Eles levaram o Evangelho aos judeus de Jerusalém, da Judéia e Samaria. Quando os judeus se recusaram a crer, os apóstolos o levaram aos “confins da terra” e pregaram aos gentios. Muitos gentios creram. A igreja tinha começado.

Antes de Jesus morrer o povo de Deus adorava no templo e sacrificava animais para que seus pecados fossem perdoados. Agora que Jesus derramou Seu sangue não havia mais necessidade de sacrifício animal no templo. Os crentes passaram então a se reunir como igreja para adorar.

A igreja é formada por salvos. Se você aceitou Jesus como o Seu Salvador é então Membro da Sua igreja. Você precisa estudar Atos para aprender a história da igreja de Cristo. O restante do Novo Testamento vai ensiná-lo a viver em Sua igreja.

PROFESSOR (A): Recapitule os livros da Bíblia até o livro de Atos. Escolha um livro da Bíblia. Não diga qual é. Cite o livro que vem antes e o que vem depois do escolhido. Peça a um voluntário que cite o nome do livro. A criança que responder certo escolhe outro livro e cita o livro antes e depois dele. Chame depois outro voluntário para citar o seu livro. Continue até que todos os livros tenham sido citados pelo menos uma vez.

Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho,brigadim!

Espaço da Julie *sorridente*

Espaço da Julie *sorridente*
A cachorrinha mais fofa e linda do mundo,pelo menos no meu mundo!

Pula o tempo todo.

As vezes ela entra em pânico!rsrsrrsr

Ama um brinquedo!

Dorme de qualquer jeito.

Tem hora que não tá afim de tirar fotos!

Charmosa que só ela!

Eu não disse que ela era sapeca?

Ama uma sonequinha!!

Pesquisar este blog